Guia da Região do Alto do Rio Preto na região turística de Visconde de Mauá. Serra da Mantiqueira. Divisa de Rio de Janeiro com Minas Gerais - mudanças dos cadastros pra JULHO de 2013 com o lançamento da revista, O Melhor de Visconde de Maua
24 de dez. de 2011
Cachoeira do Escorrega é comprada pelo Parque Nacional do Itatiaia
Cachoeira do Escorrega em foto de Rui Takeguma (2007)
Cachoeira do Escorrega passa a integrar área do Parque do Itatiaia
Brasília (22/12/2011) – O Parque Nacional (Parna) do Itatiaia, entre os estados do Rio de Janeiro e Minas, acaba de ganhar mais um atrativo: a cachoeira do Escorrega, a maior sensação da cidade de Visconde de Mauá, na serra fluminense, muito procurada pelos amantes da natureza. A área foi adquirida pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), que administra o parque, numa negociação amigável com proprietário.
A transação, já registrada em cartório, custou pouco mais de R$ 1 milhão e foi toda financiada com recursos orçamentários do Instituto. Além de reforçar o processo de regularização fundiária do Itatiaia, a iniciativa faz parte do programa Parques da Copa, dos ministérios do Meio Ambiente e do Turismo, que visa a estruturar 25 parques nacionais para receber turistas brasileiros e estrangeiros durante o Mundial de Futebol que será realizado no Brasil em 2014.
Além da cachoeira do Escorrega, que é o principal atrativo de Visconde de Mauá, a propriedade adquirida pelo ICMBio tem 37 hectares de grande beleza cênica. No local, segundo o chefe do Parque Nacional do Itatiaia, Walter Behr, o Instituto deverá construir um posto de fiscalização e um novo Centro de Visitantes. Essas ações, ainda segundo o chefe, são parte dos preparativos para as comemorações dos 75 anos da unidade de conservação, marcadas para o ano que vem.
PIONEIRO – O Parque Nacional do Itatiaia foi a primeira unidade de conservação a ser criada no Brasil. Sua fundação data de 14 de junho de 1937, numa área que então pertencia ao visconde de Mauá. Atualmente, a unidade tem 30 mil hectares (300 km2). Possui montanhas com quase 3.000 metros de altitude e mantém uma fauna e flora bastante diversificada devido à altitude e ao clima variado.
O parque está localizado no Maciço do Itatiaia, na Serra da Mantiqueira. Ocupa parte do sul do Estado do Rio de Janeiro, nos municípios de Itatiaia e Resende, e parte do sul do Estado de Minas Gerais, nos municípios de Itamonte, Alagoa e Bocaina de Minas. No parque, localiza-se a estrada mais alta do Brasil, que fica a 2.350 m de altitude.
ATRATIVOS – Entre os seus atrativos naturais, estão a Lagoa azul, lago natural formado pelo rio Campo Belo, que fica a aproximadamente 500 metros do Centro de Visitantes; a cachoeira Poranga, com 10 metros de queda d'água e uma grande piscina natural formado pelo rio Campo Belo; a cachoeira Maromba, que forma uma grande piscina natural; a cachoeira Itaporani, também formando piscina natural; e a cachoeira Véu de Noiva, que fica no rio Maromba formando uma queda d'água de 40 metros de altura, a 1.100 metros de altitude.
Além das cachoeiras, há três picos em meio à Mata Atlântica a uma altitude de 1.662 metros, com vista para o vale do rio Paraiba, Serra da Mantiqueira e Serra do Mar. Outras atrações são a Pedra de Fundação, localizada à beira da estrada, em frente ao portão de acesso, e o mirante do Último Adeus, vista panorâmica do vale do rio Campo Belo e da Serra do Mar.
Agora, com a aquisição da propriedade em Visconde de Mauá, a cachoeira do Escorrega se junta a todas essas belezas naturais, ampliando ainda mais as opções de passeio e divertimento na natureza, proporcionadas pelo mais antigo parque nacional do Brasil.
Ascom/ICMBio
(61) 3341-9280
http://www.icmbio.gov.br/portal/comunicacao/noticias/4-geral/2444-cachoeira-do-escorrega-passa-a-int
13 de set. de 2011
2 de set. de 2011
4 de mai. de 2011
30 de abr. de 2011
Vencedoras do Primeiro Concurso Fotográfico
1º Lugar - um final de semana de hospedagem na Pousada Tiatiaim e uma refeição a escolha no Restaurante e Espaço Cultural Bambu (válidos para premiado e acompanhante)
Carine Portela Savietto / 28 anos /São Caetano do Sul – SP
fotografia: ORVALHO (Vale do Alcantilado/novembro 2010)
2º Lugar - uma refeição a escolha no Biroska Bar e Restaurante e uma Batata Rosti no Restaurante e Espaço Cultural Bambu (válidos para premiado e acompanhante)
Renata Than / 31 anos / Rio de Janeiro – RJ
fotografia: CARAMUJO (Santa Clara/novembro 2010)
3º Lugar - uma refeição a escolha no Restaurante do Moisés e uma porção a escolha no Restaurante e Espaço Cultural Bambu (válidos para premiado e acompanhante)
Victor Ricardo Diniz (Vitinho) / 17 anos / Potim – SP
fotografia: PAZ DA PRATA
Prêmio Detalhes - Prêmio especial: ou Sessão de PES (AyA) ou Caminhada de PES (eCo)
George Sander / 37 anos / Visconde de Mauá – RJ
fotografia: sem título – série siluetas do Visconde
------------------------------------------------------------------------------------------------
Menções Honrosas – participam das exposições e publicações do Concurso
fotografias:
BRINCO (Maromba/novembro 2010) – Renata Than (ver 2º Lugar)
BELA VISTA DA PEDRA SELADA - Rogério G. de Lima / 31 anos / Volta Redonda – RJ
BICHO PREGUIÇA NA SERRA - Glauce Helena da Costa Scaglianti / Maromba
BORBOLETAS - Claudia Silva de Medeiros Mello / 43 anos / Rio de Janeiro – RJ
Menções Honrosas DETALHES – participam das exposições e publicações do Concurso
fotografias:
ORVALHO (Vale do Alcantilado/novembro 2010) – Carine (ver 1º lugar)
MEDIDOR (Maromba/novembro 2010) – Renata (ver 2º lugar)
BANHO REVIGORANTE - Marcela Trindade Murta / 19 anos / Rio de Janeiro – RJ
Vidas em Interrupção - Gabrielle Six / 29 anos / Maringá
OBSERVAÇÃO – Por Motivo de licensa maternidade, o REC BAMBU está temporariamente fechado (deve retomar suas atividades em julho de 2011). Caso, os vencedores venham antes da reabertura, fica o crédito para uma próxima vinda...
14 de abr. de 2011
16 de mar. de 2011
encerradas as inscrições do Concurso Fotográfico
os Jurados já estão julgando, em breve daremos o resultado...
15 de jan. de 2011
Serra do M - de bûs - 13/01/11
6 vídeos do trecho RJ-151 e RJ-163, percorridos por um bûs da Resendense, das 13h da Vila da Maromba para Resende. O ônibûs saiu por volta das 14h da Praça da Maromba. Dia 13/01/11`, quinta-feira.
(desde o final do ano passado, a RJ-163 está interditada, devido a um desbarramento de terras sobre as obras, devido a contrução da falsa estrada parque, assim o bûs pega a Serra do M, Rj-161)
altodoriopreto.blogspot.com
1 de 6
Nesse vídeo, ajuda a um caminhão de gás que atola na lama...
2 de 6
Nesse vídeo, a maestria do motorista Fernandes ao conduzir o ônibus torto... Nesse trecho, o bûs anterior da mesma linha (das 11h) atolou e só saiu pouco antes dessa filmagem, com a ajuda da patrol
3 de 6
Nesse vídeo, o rio Preto bem cheio, cor de barro, e a chegada na RJ-161 pela RJ-161 - Motorista Fernandes
4 de 6
Nesse vídeo, entrando na neblina e chegando ao pico da Serra do M
5 de 6
Nesse vídeo, saindo da neblina/nuvens da Serra do M
6 de 6
Nesse vídeo, passando por toda a Vila da Pedra Selada, passando pela saída pra Capelinha e ir em direção a Resende